domingo, 1 de agosto de 2010

Um silêncio enorme.


Onze dias, ela tinha contado. Onze dias desde que envelhecera um pouco de vida.

Passado o choque, ela se viu ali, parada, olhando de fora a dor que lhe roubara pedaços dos sonhos. Não de sonhos concretos, desses dos quais se quer alguma coisa. Mas, daqueles que nos fazem seguir, andar olhando pra frente, sem pestanejar.

Era o final de um domingo bonito, agradável. Esses dias ensolarados de inverno no Rio de janeiro, onde o sol é carinhoso, a brisa suave e as cores e sombras fazem a fotografia do filme mais bem cuidado parecer brincadeira de estudante.

Mas, algo parecia fora do lugar: O dissipar da tristeza. Um movimento natural e ao mesmo tempo incoerente. A vida que seguia a enchia de uma melancolia doce, de uma certeza de que crescer tinha mais a ver com encontrar fé no improvável do que com aprender a caminhar.

Não existia a menor possibilidade de se acostumar com a dureza dos fatos, com a certeza de que apesar da grandiosidade dos acontecimentos, o mundo não pararia. Tudo seguiria igual. Os carros, os faróis de trânsito, as crianças nas escolas, as conversas nos bares, as fábricas, os sons, as cores... Tudo seguiria igual, naquele mundo diferente.

Ela queria saber palavras que dessem sentido a todo esse circo de carne, ar e concreto. Mas, as palavras, não vinham.

As imagens, lindas, que a cercavam por todos os lados, pareciam nada além de uma grande folha de papel em branco. Imagens vazias de sentido, mas repletas de sentimento, inundadas pela vida que corre, vivida.

Ilusão partida da vida que segue.

15 comentários:

  1. Infelizmente, nos tornamos apenas indivíduos. Deixamos de ser sociedade há muito tempo. Mas, lógico, ainda temos o prazer daqueles muito próximos que nos cercam.
    Legado? Para quem mesmo? Para estes e por pouco tempo.
    Ter a fé de que algo irá acontecer de repente e mudar tudo faria do ser humano, se este quisesse, um apaixonado pela sua própria vida. Mas esta é uma fé que não se encontra em igrejas ou programas de tv. Está dentro de nós e de uma maneira muito especial somente a invocamos numa dor ou numa alegria. São ainda mais intensas em tristezas (nossas?).
    Abraço.
    Páblyo Tonhá.

    ResponderEliminar
  2. Olá Vitória ví ontem sua peça e fiquei encantado com sua interpretação, sua sutileza me encanta. Conheci seu trabalho através do filme "era uma vez" e desde lá me tornei seu fã incondicional, espero poder te acompanhar em seus novos trabalhos. Mantenha-me informado que sempre estarei lá, ok. Um super beijo e fica com Deus!

    ResponderEliminar
  3. Olha gostei muito do que li mais, gostaria de fazer um comentário: Você, deve dizer o seu namorado muito do mal educado, que ele hoje pode estar fazendo sucesso com Aline e se chegou ai, foi por causa de seus fãs e da imprensa.Digo isso por que, ele esteve em Manaus Amazonas (não sei se você esteve junto) e tratou os jornalistas de forma rude e nem sequer deu algumas palavras para seu público.Diga para ele que se não aguenta ser famoso que saia do meio artistico e vire alguem normal.Peço desculpas pois sei que você não tem nada a ver com isso mais seu namorado veio a minha cidade comeu da nossa comida foi muito bem tratado e nem sequer agradeceu dando uma entrevista.E tudo isso, com o dinheiro do povo do amazonas que é quem paga os impostos pro governo trazer esses atores da globo que não tem um pingo de respeito com as pessoas.Os ventos mudam dia pra ele.

    ResponderEliminar
  4. Olá Vitória, queria dar-te os parabens pelo excelente desempenho no filme "Era uma vez",vi o filme por motivos profissionais no sentido de avaliar o comportamento humano em sociedade, que é bem evidente no filme. Apesar de ficção, retrata bem a realidade. Como deves calcular pelo texto não sou brasileiro. Desejo que tenhas muito sucesso ao longo da tua vida.
    ;)****

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. você é mto linda..
    Se eu fizesse parte do seu mundo, com certeza
    Séria um privilégio ser o seu amigo...
    Por ser simpática, autêntica e humilde!
    Parabéns pelos seus trabalhos!
    beijos

    ResponderEliminar
  7. oi vidoria eu sou do cachoeirinha e eu sou louco para de conhece eu me apaxonei pela nina um dia eu e voce vamos ser conhece eu sou o moises mede a chase de conhece voce espero que voce veje xau .

    ResponderEliminar
  8. Vitoria, que texto lindo! Me senti completa e expressada pelas suas palavras. Parabéns, além e otima atriz tambem encanta escrevendo ;)

    Camila

    ResponderEliminar
  9. Vitória, já vi esse filme ("Era uma Vez") umas 4 vezes e acho muito apaixonante... demais mesmo! Parabéns pelo talento!!! vc é do rj? jonathasguitarreiro@hotmail.com bjo

    ResponderEliminar
  10. Ah!!! esqueci de te falar: dia 10/01 é meu aniversário! Se lembrar, me mande um email me desejando feliz aniversário! rsrs bjos

    ResponderEliminar
  11. apaixonei assim que vi vc no filme xD Era Uma Vez vc é muito boa atriz................

    ResponderEliminar
  12. REALMENTE NINA É TALENTOSA É MARAVILHOSA...
    SÓ LAMENTO,QUE VOCÊ SEJA FLAMENGO... UMA GAROTA TÃO CULTA,SIMPATICA É CARISMATICA...DEVERIA SABER POR OBRIGAÇÃO, QUAL É O TIME QUE ESTREMECE A TERRA... KKK PRETO É BRANCO SINAL DE GUERRA É O CORINGÃO QUE ESTREMECE A TERRA.


    ZUERA...SUCESSO QUE A FELICIDADE SEJA SEU ETERNO GUIA !

    EL EL EL A NINA E DA FIEL. RS
    VAI CORINTHIANS !

    ResponderEliminar
  13. Todas as palavras boas do mundo seria pouco para descrever todas suas qualidades^^ Parabéns Vitória,e muito sucesso!!

    ResponderEliminar
  14. Olá Vitória, fiquei fã da sua pessoa... Desejo a você todo sucesso que possa ter... e que encontre todo o amor e carinho que desejas... sei que seria impossível sua amizade. Mais vivemos num mundo diferente mesmo, isso jamais seria possível... mais fico feliz em poder ao menos te deixar essa mensagem virtual, que vc tenha toda felicidade que uma mulher possa merecer.
    Adeus

    ResponderEliminar
  15. Engraçado como relacionam vitoria frate a Nina,rs! um papel marcante né?! na verdade comecei a prestar atenção nela depois desse filme pra ser sincero!,ela traz no olhar tudo o que ela escreve,incrível... não digo que é impossível te-lá como amiga,impossível é uma palavra muito forte que foi feita pelos homens para oprimir nossas mentes... é um privilégio ler os seus textos... se eu tivesse apenas um desejo para deus realizar eu pediria para ele colocar alquém como vc em meu caminho.... fiquei me perguntando se teria alquém como a nina na vida real,foi o impacto que o filme trousse pra min..continue escrevendo! até por que o mundo não merece ficar privado do seu talento!

    ResponderEliminar